Área Restrita
 
 
Rua Morvan Dias de Figueiredo, n 11 - Centro - Bicas - CEP: 36600-000
E-mail: ciesp@powerline.com.br
Telefones: (32) 3271-2999 / (32) 3271-4796
 
PÁGINA INICIAL QUEM SOMOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS LICITAçÃΜES FALE CONOSCO
 

Pequeri

HISTÓRICO


Ao norte do Município estabeleceu-se o Major Marcelino Dias Tostes, ex-combatente da Campanha no Paraguai. À sua Fazenda denominou-se "Piquiri". Ao Sul, Manoel Gervásio da Silva Fialho, criou a sua Fazenda a que denominou Fazenda São Pedro. Uma das famílias colonizadoras da região e que teve papel muito importante no desenvolvimento local foi a dos Dutra de Morais, sendo o membro mais proeminente o Dr. Antero Dutra de Morais, Médico e Senador. 
ORIGEM DO TOPÔNIMO:
Entre as propriedades agrícolas mencionadas, a Fazenda "Piquiri", vocábulo de origem tupi, que significa "Rios dos Peixinhos", e a Fazenda "São Pedro", havia um terreno plano banhado por alguns córregos; veio dessa particularidade a escolha das terras onde posteriormentre iria fundar-se o arraial, que por isso, tomou o nome de "São Pedro do Piquiri". Em 1923 a grafia doi alterada e suprimida a primeira parte do nome, passando o já então Município a denominar-se "Pequeri".
OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO:
A agropecuária foi o fator predominante na formação do futuro Município, cujo início, sugundo se sabe, deu-se entre 1860 e 1870. Mais tarde a mineração consolidou o desenovolvimento da região, com a descoberta de jazidas de Feldspato, Quartzo e calcáreos diversos, possbilitando a implantação das indústrias de beneficiamento de minerais, ao lado da Agricultura e a Pecuária leiteira, que , contudo, mantém seu importante pepel na esconomia local. 
EMANCIPAÇÃO:
Município da Zona da Mata Mineira, criado pela Lei nº 1039, de 12/12/1953, com território desmembrado do Município de Bicas. O Patrimônio da capela de São Pedro foi instituido pelo Capitão Marcelino Dias Tostes e Manoel Gervásio da Silva Fialho, conforme escrituta de 10/09/1887. O Povoado de São Pedro, no Município de Juiz de Fora, foi elevado a Distrito pelo decreto nº 73, de 16/05/1890. No mesmo ano, foi alterada a denominação do Distrito de São Pedro para São Pedro do Pequeri, pelo decreto nº 162, de 11/08/1890. Na divisão administrativa de 1911, o Distrito figura no Município de Mar de Espanha. Pela Lei nº 843, de 07/09/1923, foi a denominação reduzida para "Pequeri" e anexado ao Município de Bicas, criado pela mesma Lei. Em 1953 foi criado o Município de Pequeri, com território desmembrado de Bicas, conforme a Lei 1039 de 12/12/1953 e é atualmente constituido de um único Distrito.
Pertence a Comarca de Bicas


GENTÍLICO: Pequeriense

 

http://pequeri.mg.gov.br/

 

As consultas de todas as especialidades medicas assim como todos os exames, estão disponiveis para todos os municipios consorciados. procure o ponto de apoio em sua cidade.

 

PONTOS DE APOIO

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

SÉC.MUN.SAÚDE: Maria Ester Marchetti Cortes
End. SMS: Rua Fernando Magri, 360/Centro
CEP 36.610-000 – Pequeri - MG

 

Veja as rotas do transporte eletivo SETS do CIESP.



Atendimento em:

Nenhuma informação sobre os pontos de atendimento de Pequeri está disponível no momento.

Especialidades Ofertadas:

Dermatologia
Consulta Dermatologica
Leia Mais
Psiquiatria
Consulta Psiquiatrica
Leia Mais
Urologia
Consulta urologica
Leia Mais
Endocrinologia
Consulta endocrinologica.
Leia Mais
Ortopedia
Ortopedia
Leia Mais
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia
Leia Mais
Neurologia
Neurologia
Leia Mais
Cardiologia
Cardiologia
Leia Mais
Oftalmologia
Oftalmologia
Leia Mais
Fonoaudiologia
Consulta Fonoaudiologia
Leia Mais
 
 
 
QUEM SOMOS
 
História
Equipe
Conselho
MUNICÍPIOS
 
Listagem completa
Cadastre-se
Legislação
ESPECIALIDADES
 
Ver todas
Por município
Dúvidas
FALE CONOSCO
 
Envie um e-mail
(32) 3271-2999
Pontos de apoio
© 2013 | Direitos reservados