Área Restrita
 
 
Rua Morvan Dias de Figueiredo, n 11 - Centro - Bicas - CEP: 36600-000
E-mail: ciesp@powerline.com.br
Telefones: (32) 3271-2999 / (32) 3271-4796
 
PÁGINA INICIAL QUEM SOMOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS LICITAçÃΜES FALE CONOSCO
 

Guarará

 

Histórico


Dos Indígenas, que apenas a tradição registra, quase ou nada se sabe. O aborígene, esqueceu-o a história, que os traz o ralato de que em 20 de julho de 1828, Domingos Ferreira Marques e sua mulher, D. Feliciana Francisca Dias, doaram 40 alqueires de terra para a criação de curato, que se denominou "Curato do Espírito Santo".
A partir da Pecuária e posteriormente da cafeicultura foi o território, aos poucos, sendo ocupado, e em princípios do Século, o café constituia a principal fonte de riqueza da Região, onde se encontravam os grandes compradores do produto. O que de fato consolidou o desenvolvimento foi a implatação dos trilhos da Estada de Ferro União Mineira(Depois Estrada de Ferro Leopoldina), que passavam pelo local denominado arraial das Taboas, hoje Município de Bicas.
Guarará, vocábulo de origem Tupi-Guarani, que significa, segundo alguns, "Tambor usado pelos gentios" , ou segundo outros, "Manhoso" ou "Investigador", não vem , como possa parecer, da influência das palavras usadas pelos prováveis silvículas que habitavam a região. Conta a tradição que, vindos da Região de Barbacena, os primenros desbravadores, porque, em sua terra de origem, havia um riacho com o nome de "Guarará", talvés por saudosismo, denominaram o local de "Espírito Santos do Guarará", em substituição à Espírito Santo do Mar de Espanha, ditado pelo sentimento de emancipação, que aquela época surgia.
Em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual nº 343, a Vila passou a denominar-se, simplemente, "Guarará". Pela divisão administrativa de 1911, o Município era integrado por três Distritos: Guarará, Bicas e Maripá de Minas.
A Lei Estadual nº 843, de 07/09/1923, que criou o Município de Bicas, desmembrou-o de Guarará, permanecendo a sede no Distrito de Maripá de Minas. Mais tarde, em 31/12/1962, a Lei de nº 2764 criou o Município de Maripá de Minas, desmembrndo-o de Guarará. Ficou Guarará, então, constituido de um único Distrito.
 
Gentílico: guararense

http://guarara.mg.gov.br/

 

As consultas de todas as especialidades medicas assim como todos os exames, estão disponiveis para todos os municipios consorciados. procure o ponto de apoio em sua cidade.

 

PONTOS DE APOIO

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Guarará – MG

SÉC. MUN. SAÚDE: Verônica da Cunha Bordonal
End. SMS: Praça do Divino Espirito Santo 54
CEP 36.606-000 – Guarará – MG

 

Veja as rotas do transporte eletivo SETS do CIESP.



Atendimento em:

Especialidades Ofertadas:

Dermatologia
Consulta Dermatologica
Leia Mais
Psiquiatria
Consulta Psiquiatrica
Leia Mais
Urologia
Consulta urologica
Leia Mais
Endocrinologia
Consulta endocrinologica.
Leia Mais
Ortopedia
Ortopedia
Leia Mais
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia
Leia Mais
Neurologia
Neurologia
Leia Mais
Cardiologia
Cardiologia
Leia Mais
Fonoaudiologia
Consulta Fonoaudiologia
Leia Mais
 
 
 
QUEM SOMOS
 
História
Equipe
Conselho
MUNICÍPIOS
 
Listagem completa
Cadastre-se
Legislação
ESPECIALIDADES
 
Ver todas
Por município
Dúvidas
FALE CONOSCO
 
Envie um e-mail
(32) 3271-2999
Pontos de apoio
© 2013 | Direitos reservados