Rua Morvan Dias de Figueiredo, n 11 - Centro - Bicas - CEP: 36600-000
E-mail: ciesp@powerline.com.br

PÁGINA INICIAL QUEM SOMOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS LICITAçÃΜES FALE CONOSCO

Quem Somos

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE ESPECIALIDADES – CIESP- foi constituído em abril de 2005, como resposta as necessidades efetivas dos municípios da região. Criado com personalidade jurídica de Direito Público, na forma de Associação Pública, possui sua sede na cidade de Bicas, estado de Minas Gerais, e desenvolve suas atividades na área da Saúde Pública, atendendo toda uma região de saúde da Zona da Mata mineira, composta de nove municípios: Bicas, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno e Senador Cortes. É o primeiro Consórcio Público de Direito Público das Minas Gerais.
Importante instrumento no desenvolvimento de formas articuladas de gestão, planejamento e execução de ações e serviços de saúde, o CIESP tornou-se parâmetro como Consórcio Público no nosso Estado, além de ser, hoje, imprescindível nas atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos habitantes de sua área de atuação.
Como ferramenta de economia de escala, realiza, com êxito, Registro de Preços para a compra conjunta de medicamentos, material odontológico e de consumo hospitalar em conjunto para o consórcio e para os municípios.
Com considerável crescimento na capacidade de atendimento das demandas de média complexidade dos consorciados, o CIESP já se mostra como referência em atendimento de consultas especializadas e exames, assim como na aplicação dos recursos que lhes são disponibilizados, quer através dos municípios consorciados (Contratos de Rateio e de Prestação de Serviços), quer através de recursos do Governo de Minas (Programas Assistenciais, Convênios e Contratos).
Dispõe hoje de atendimentos, na sua sede, de consultas especializadas, procedimentos e exames.
Gerencia um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, criado para atender sete municípios consorciados. O CAPS I Acolher está em funcionamento desde 01/11/2007, tendo por objetivo atender de forma humanizada os portadores de distúrbio psicossocial, conforme preconização da reforma psiquiátrica e determinações do SUS.
São desenvolvidas diversas ações, entre elas o acolhimento, as oficinas terapêuticas, atendimento individual e de grupo.
Gerencia uma frota do Serviço Estadual de Transporte em Saúde – SETS com 11 (onze) veículos, para transporte de pacientes do município até o consórcio ou o local de atendimento referenciado pelo município através do SUS ou de serviço complementar realizado pelo CIESP de credenciamento de clinicas.
Os veículos são monitorados por um programa de rastreamento e gerenciamento desenvolvido no consórcio, com controle nominal de usuários e emissão de passagens, conforme diretrizes e acompanhamento da SES/MG.
Nos veículos, o tempo de viagem é otimizado com a apresentação de vídeos educativos e os passageiros são acompanhados por um técnico de enfermagem e um motorista, devidamente treinados e uniformizados, responsáveis pela segurança, acolhimento e humanização no atendimento.
Não obstante os avanços já conquistados, a Assembleia Geral de prefeitos, instancia máxima deliberativa do CIESP, aprovou em 20 de março de 2014, a alteração do Contrato de Consórcio Público, tornando o CIESP um Consórcio Multifinalitario para atendimento das demandas reprimidas nas demais áreas da administração publica, rumo a novos desafios.
Neste diapasão, está em fase de implantação o Serviço de Inspeção Municipal: CIESP – SIM. Este serviço pretende impulsionar o desenvolvimento regional, possibilitando aos munícipes a comercialização de seus produtos regionalmente e, em futuro próximo, em todo o território nacional.
Através do CIESP, esta contratada empresa para manutenção dos pontos de Iluminação Publica, atendendo as exigências do Governo Federal para com os municípios.
Muito mais tem sido pensado de forma conjunta, tendo em vista o crescimento de nossa região e melhorias na qualidade da nossa vida.
Vamos caminhar juntos, os municípios, o CIESP e todos nós, escrevendo nossa historia e fazendo a nossa parte, construindo um amanhã cada vez melhor.
O futuro depende de cada um de nós!

Mônica Loureiro Müller Pessôa Costa
Secretaria Executiva do CIESP