Área Restrita
 
 
Rua Morvan Dias de Figueiredo, n 11 - Centro - Bicas - CEP: 36600-000
E-mail: ciesp@powerline.com.br
Telefones: (32) 3271-2999 / (32) 3271-4796
 
PÁGINA INICIAL QUEM SOMOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS LICITAçÃΜES FALE CONOSCO
 

Especialidades / Exames e Procedimentos / Procedimentos Oftalmologicos

O exame oftalmológico  inclui a avaliação da mobilidade ocular, a acuidade visual com e sem correção, refração, medida da pressão intra-ocular, biomicroscopia e fundo de olho. A importância de um exame oftalmológico completo é a identificação de várias doenças oculares, como o glaucoma e catarata, e também sistêmicas como diabetes e hipertensão arterial. A refração é um ato médico de acordo com a legislação brasileira, e é apenas uma das partes do exame oftalmológico. Cabe somente ao médico oftalmologista a prescrição de óculos e a adaptação de lentes de contato. 

 



Especificações Técnicas:

 

EXAMES DISPONÍVEIS:

PAQUIMETRIA MONOCULAR: A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas. É um exame indolor e de rápida execução. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso. Para sua realização é apenas necessária a instilação de uma gota de colírio anestésico e que o paciente fixe o olhar no ponto determinado pelo médico, para que com uma sonda ultrassônica sejam feitas as medidas.

FUNDOSCOPIA BINOCULAR: O exame de fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia) consiste em examinar as artériasveias e nervos da retina através dos meios transparentes do olho (salvo em caso de patologias) que se interpõem entre o médico e aretina. A retina localiza-se na parte posterior do globo ocular e tem como função transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso que permite a visão. Além de propiciar um diagnósticolocal, o exame da retina permite avaliar alguns aspectos da saúde do indivíduo de uma maneira geral, concentrando-se especialmente no nervo óptico, nos vasos retinianos e na sua região central, denominadamácula. O exame de fundo de olho é a melhor forma de analisar o estado de nossos vasos sanguíneos sem utilizar um método invasivo.

ECOBIOMETRIA MONOCULAR: Exame realizado para medir o comprimento axial do globo ocular (tamanho do olho), através de ondas de ultrassom, utilizando uma sonda semelhante a uma caneta. É o principal exame para calcular o grau da lente intraocular implantada na cirurgia de catarata.
O exame é indolor, realizado com uso de colírio anestésico, e não é necessário realizar midríase (dilatação de pupila).

GONIOSCOPIA: Exame indispensável para diagnóstico e tratamento de glaucoma. É realizado com auxílio de uma lente especial (três espelhos) que, apoiada sobre a córnea, possibilita a análise do ângulo da câmara anterior do olho. Realizado sem necessidade de dilatação pupilar e com utilização de colírio anestésico e gel para auxiliar o contato da lente com o globo ocular. A visão ficará turva por algum tempo devido ao gel.

Potencial de acuidade visual (PAM): Exame indolor, com o propósito de realizar a medida da acuidade visual através de um feixe de laser que nos permite estimar o potencial máximo de visão no pós-operatório. Deve ser realizado em midríase, ou seja, com a pupila dilatada.

TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA: Teste realizado através da medição seriada da pressão intraocular após sobrecarga hídrica (ingestão de 1 litro de água dentro de um intervalo de 5 minutos). Esse teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Embora não seja substituto do exame de Curva Tensional Diária, o valor máximo da pressão intraocular obtido durante as medidas seriadas está correlacionado a medida máxima da pressão intraocular obtida durante uma curva tensional diária. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia, o que justificaria mudança na conduta terapêutica do paciente.

 

MINI CURVA DIÁRIA DE PRESSÃO OCULAR: É realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento do seu tratamento, e pode ser associado à Gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho.



Atendimento em:

 
 
 
QUEM SOMOS
 
História
Equipe
Conselho
MUNICÍPIOS
 
Listagem completa
Cadastre-se
Legislação
ESPECIALIDADES
 
Ver todas
Por município
Dúvidas
FALE CONOSCO
 
Envie um e-mail
(32) 3271-2999
Pontos de apoio
© 2013 | Direitos reservados